Kazimir Malevich. Untitled, 1916.
oil on canvas, 53x 53 cm
Peggy Guggenheim Collection.
Guggenheim Museum, Venice, Italy
O SUPREMATISMO COM MALEVICH
"....reconheci que a "coisa" e o "conceito" eram considerados o retrato do sentimento e entendi a falsidade do mundo da vontade e dos conceitos...
...A assim chamada "concretização" do sentimento na consciência significa basicamente a concretização da reflexão acerca de um sentimento através de uma concepção realista. Tal concepção realista não tem, na arte do Suprematismo, qualquer valor...E não apenas na arte do Suprematismo, mas na arte como um todo, pois o valor real, perene, de uma obra de arte (qualquer que seja a "escola" a que ela possa pertencer) está única e exclusivamente no sentimento expresso..."
...e dessa forma a arte chega à representação não-objetiva, ao Suprematismo..."
Nota
Excerto de Kazimir Malevich, Suprematismo, in Teorias da Arte Moderna, Chipp, pp.345.
Lilian Reinhardt
Enviado por Lilian Reinhardt em 16/10/2006
Alterado em 04/12/2006