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Sensíveis Cordas!

Textos


Kazimir Malevich. Painterly Realism. Boy with Knapsak
color masses with the focuth dimension (1915)

oil on canvas 71,1x 44,5 cm
The Museum of Modern Art, New York, USA



A DESFIGURAÇÃO POÉTICA COM O SUPREMATISMO DE KAZIMIR MALEVICH





        "...nossa vida é um espetáculo no qual o sentimento da não-objetividade é representado pelas imagens objetivas.
           O bispo nada mais é do que um ator que quer comunicar a um meio constituído para esta finalidade, através de gestos e palavras, um sentimento religioso (ou antes a forma religiosa do reflexo de um sentimento). O auxiliar de escritório, o ferreiro, o soldado, o contador, o general...todos estes são papéis retirados desta ou daquela peça de teatro, que são representados por determinadas pessoas, onde os "atores" ficam de tal sorte extasiados, que confundem a peça (e os papéis que nela representam) com sua própria vida. Quase nunca conseguimos ver o verdadeiro rosto das pessoas; e quando perguntamos a alguém quem ele é, temos como resposta:"engenheiro", " fazendeiro" etc...ou seja, obtemos a descrição do papel que é representado por estas pessoa neste ou naquele espetáculo de sentimentos....
.....a filosofia do suprematismo tem todas as razões para ver com ceticismo tanto a máscara quanto a "verdadeira face", pois o que ela discute é a realidade da face humana (a realidade de uma forma humana)....
....os sentimentos que ganham vida no homem são mais fortes do que o próprio homem...
....o quadrado do Suprematista e as formas que dele se originam devem ser equiparados aos primeiros traços (sinais) do homem primitivo que, em suas combinações, representavam não ornamentos, mas a sensação de ritmo..."!
...
a escalada às alturas da não-objetividade da arte é árdua e dolorosa...não mais retratos da realidade, não mais concepções ideais...nada além de um deserto!...
....o sentimento é o elemento determinante...e desta forma a arte chega à representação não-objetiva, ao Suprematismo...
;;;;chega a um "deserto" no qual nada além do sentimento pode ser reconhecido..."    (1)


(1) Nota
Excerto de Kazimir Malevich, Suprematismo, in Teorias da Arte Moderna, H.B. Chipp, pp 345/6/7


Lilian Reinhardt
Enviado por Lilian Reinhardt em 15/10/2006
Alterado em 03/12/2006


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