|
A Criança-Ouriço
Youssef Rzouga
Esta história aconteceu no ano 3030 em New Moo com um menino chamado Well Jr cujo rosto angelical tinha um nariz sensível, afinado. A natureza parecia lhe haver apenado, dotado e afligido com um nariz apurado. Ele pertencia a uma família muito pobre mas, à idade de sete anos algo atingiu o seu nariz e desde então afetou-lhe o seu sistema olfativo. - Que aconteceu com ele ? A vida de Well Jr ficou totalmente transtornada quando ele espirrava sem cessar, estranhamente: Atchim ! Atchim ! -E,então ?
Quando isto acontecia significava que havia alguém mentindo próximo de seu nariz e assim ele tornou-se uma criança-ouriço porque farejava como um ouriço quando uma mentira lhe atingia o nariz , picando-o:Atchim ! Atchim ! Dessa forma, algumas pessoas diziam que havia um histórico de antecedentes alérgicos em sua família, outros justificavam de outra maneira e Well Jr tornou-se uma lenda desde então. * O que aconteceu com ele? Aquele menino simples tornou-se conhecido em todo o país mas, penalizava-se por seu destino e, em consequencia vivia retirado, exilado do mundo a fim de evitar ferir alguém entretanto nunca longe da escola e da rua. Na sala de aula um amigo quis enganar no exame Well Jr começou a espirrar, isto foi um escandalo e... punição ! O verdureiro virou-se sobre a balança para pesar dois kilos de tomates mas alguma coisa a fazia pender a seu favor e Well Jr logo começou a espirrar, intermitentemente : Atchim ! Atchim ! e quedou-se a reputação do verdureiro. Certa ocasião, um homem vestido esmeradamente pronunciava um grande discurso sobre a tolerância : - Confiem em mim ! bradava ao público...as pessoas sorriam e acordavam com o que ele dizia, de olhos fechados. Well Jr sorriu... - Eu tenho um nariz que pica, espeta : Atchim ! Atchim ! bradou-lhes « Eu não tolero que mintam-me!!! » Os fatos e os resultados falavam por si mesmos para um correspondente de guerra da televisão : - Atchim ! Atchim ! respondeu Well Jr. no mundo milhares de crianças que morrem todos os dias ! Este estranho contagio foi comunicado às crianças de todas as idades, houve pânico na sociedade, em toda a parte e até em certos meios oficiais, assim, após cuidadosa e madura reflexão as pessoas do lugar prometeram não mentir mais.Cada um deles sentiu então, que poderia a qualquer dia, certamente, ser objeto de referencia. Por ocasião de uma visita de rotina o chefe de governo fez um apelo àquela criança ouriço :
- Minha pequena criança, vem cá... disse-lhe o mandatário, aconchegando-a a si - Sei o que lhe acontece, obrigado por fazer algo por seu país, pode ficar satisfeita,voce sabe o que faz, mas, diga-me, voce acha que nós não nos preocupamos com voce, criança? Tímida como era aquela criança, em vez de dizer não ela disse sim e para surpresa geral, o chefe de governo em vez de esboçar um sorriso de satisfação começou a espirrar também, escandalosamente: Atchim ! Atchim ! - Menino, dizia ele, importa saber-se a verdade, não é agradável mentir-se, hein ? mas... redarguiu sorrindo : « onde está a Verdade ? » -Ela está sob o seu nariz, Sr.Ministro ! respondeu -lhe Well Jr. *O mandatario acudiu vencido.Esta bem, disse enternecido, eu compreendo ! Eu vou cuidar de voce, criança, seus desejos serão ordens.-Eu só lhe peço uma coisa Sr.Ministro, rogou-lhe a criança-ouriço- Alguém com quem jogar!
tradução do francês por Lilian Reinhardt
www.bookrix.com/_title-en-youssef-rzouga-a-crian-a-ouri-o
Lilian Reinhardt
Enviado por Lilian Reinhardt em 11/10/2010
Alterado em 15/10/2010
|
|