LilianreinhardtArt.prosaeverso.net

Sensíveis Cordas!

Textos


Desenho by LReinhardt


"...a alma que nunca evoluiu e nunca contemplou a verdade não pode tomar a forma humana. A causa disso é a seguinte: a inteligência do homem deve se exercer de acordo com aquilo que chamamos ideia; isto é, eleva-se da multiplicidade de sensações desse mundo para o raciocínio. Ora, essa faculdade nada mais é que a lembrança das Verdades Eternas que ela contemplou quando acompanhou a alma divina.

................................................................................................................. ........................................................................................................
É apenas pelo bom uso dessas lembranças que o homem se torna perfeito, podendo receber em alto grau a consagração dos mistérios. Um homem desses se desliga dos interesses humanos e dirige seu espírito para os objetos divinos; a multidão o considera louco, sem perceber que nele habita a divindade.

O filósofo é tomado do seguinte delírio: quando alguém neste mundo vê a beleza e recorda-se da beleza verdadeira, recebe asas e deseja voar; não podendo, porém, volta seu olhar para o céu esquecendo os negócios terrenos e dando desse modo a entender que está delirante. De todos os delírios, esse é o melhor e da mais pura origem, saudável para quem o possui e dele participa. Quem delira assim, ama o que é belo e chama-se amante...."
                      (Platão in Fedro)

http://www.lilianreinhardt.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=6443937
Lilian Reinhardt
Enviado por Lilian Reinhardt em 09/09/2018
Alterado em 09/09/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras